quinta-feira, 12 de julho de 2012

TPM X Endometriose!

Olá

Tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge 80% das mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .

Depressão, Compulsão,baixa auto estima, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.
Esses sintomas desaparecem em um passe de mágica quando a menstruação chega.

Existem níveis de TPM, leve no qual a atividade física é um grande aliado e "prática de Yoga ajuda muito", porque diminui o inchaço, dores de cabeça e no corpo, melhora a digestão e libera as endorfinas, que são hormônios de bem estar.Moderado, é aquele nível esperado por amigos e família que ficam em estado de atenção.A pílula anticoncepcional,reduz os sintomas.Extremo,compromete as atividades do cotidiano podem ter atitudes e tomar tomar decisões do qual se arrependa depois.Tratamento o médico pode indicar antidepressivos mais a pílula anticoncepcional.

Os sintomas mais comuns.:
Inchaço: é o sintoma que aparece com mais força durante a TPM, a recomendação médica é fazer sessões regulares de drenagem linfática, um tipo de massagem que ajuda a combater a retenção de líquido, assim como a dieta sem sal. Atividade física também melhora o inchaço porque melhora a circulação. Para inchaço na perna, a meia elástica pode ajudar e tomar bastante água.
Ansiedade: para quem tem irritabilidade, nervosismo e sensibilidade emocional como principal sintoma da TPM, a recomendação médica é fazer atividades que ajudem a relaxar e reequilibrar o corpo, como yoga e meditação. É aconselhável reduzir alimentos ricos em cafeína (café, refrigerante, chá-preto). Cortar álcool também é importante porque o álcool é um excitante do cérebro.
Depressão: não é recomendada a cafeína, porque nesse tipo de TPM, além do cansaço e da depressão, o sono também pode ser afetado. Por isso a primeira dica é tentar dormir mais e melhor. Para isso, o conselho é evitar comer demais e beber álcool logo antes de dormir. Banho morno à noite ajuda a relaxar e fazer atividade física de manhã é a melhor das dicas porque ajuda a dar disposição para enfrentar o dia através da liberação de endorfinas.
Compulsão: é uma das piores queixas das mulheres porque a compulsão as faz engordar e desencadeia outros sintomas. A recomendação neste caso é levar lanches saudáveis e frutas para o trabalho e comer de três em três horas. Alimentos ricos em fibras têm maior poder de saciedade e por isso podem ajudar a controlar a compulsão. Estão na lista aveia, pão e arroz integral, sementes de linhaça e frutas com casca (como maçã, pêra e pêssego).

Mas há uma variação de sintomas entre choro,raiva,fúria,oscilações de humor,dificuldade de concentração,baixa auto estima,falta de energia e desinteresse nas atividades habituais.

Causas médicas Anemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno.

Fonte:Vida Saúde -Bem estar-wikipédia.

Endometriose, é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero.  O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Sintomas:
Dismenorreia, cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
Dispareunia ,dor durante as relações sexuais;
Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
Infertilidade.


Diagnóstico:

Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia.

Tratamento:
Suspensão da menstruação, com a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.

Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.



* Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento.

Fonte:Dr Drauzio Varella.






3 comentários:

  1. Minha TPM graças a Deus não é das piores... não sou de ficar muito irritada, mas o inxaço e a compulsão, são certos! Que saco ser mulher nessa hora... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sofro de TPM, antes eu não sofria pois tomava píula (anticoncepcional)mas depois de uma cirurgia videolaparoscopia eu parei de tomar. Mas preciso me tratar em relação a isso e voltar e tomar pílula, faço yoga, cuido da alimentação com alimentos funcionais para o período, mas sofro com compulsão por doces e ansiedade.

      Excluir
  2. pois é..tem dias que acordamos meia axedas hehe hj é o meu dia..mas logo passa
    bjooo

    ResponderExcluir

Olá !Obrigada ,por visitar meu blog deixe um recado.